Bio

Prof. Dr. Edgar Indalecio Smaniotto

Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Ciências Sociais (com concentração em antropologia) pela UNESP: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Faculdade de Filosofia e Ciência Marília.
Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, com complementação profissional em pedagogia empresarial e recursos humanos, ciências sociais nas organizações, filosofia para crianças, educação e mídias digitais.
Docente da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista-FAIP, da Rede Municipal de Educação do Município de Marília (Ensino Fundamental), e ex-docente Rede Estadual de Ensino de São Paulo (Filosofia no Ensino Médio).

12607211_10204713917682444_2137668812_n

Ministra aulas de pós-graduação na FAIP, FUNDEP e FAEF. Escreve material pedagógico e grava Vídeo Aulas nas áreas de educação, literatura, filosofia e sociologia para diversas editoras.

Realiza conferências, palestras e participações em programas de rádio e televisão discutindo transhumanismo e outros temas. Participou de podcasts (programas de rádio na internet) discutindo ficção científica.

Pesquisador nas áreas de transhumanismo, histórias em quadrinhos, ficção científica, eugenia, educação, antropologia, história social da ciência, antropologia organizacional, filosofia da educação e filosofia para crianças, gestão escolar, ensino de sociologia e filosofia.

Membro das seguintes associações científicas:
Associação Brasileira de Antropologia – ABA;
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC;
Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial – ASPAS;
Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS;
Grupo de Pesquisa Social – UNESP;

Autor do livro A FANTÁSTICA VIAGEM IMAGINÁRIA DE AUGUSTO EMÍLIO ZALUAR: ensaio sobre a representação do outro na antropologia e na ficção científica brasileira (Corifeu, 2007), escreveu ensaios para as coletâneas de contos: UFO: Contos não identificados (Literata, 2010); Zumbis: Quem disse que eles estão mortos (All Print, 2010), TIME OUT OS VIAJANTES DO TEMPO (Estronho, 2011), “Mr. Hyde” (All Print, 2014), e foi convidado especial no Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2010 (Devir, 2011).

E-mail: edgarsmaniotto@gmail.com

Spread the love

Leave a Reply